O que é a LACTOSE?
A lactose, comumente conhecida como açúcar do leite, é um dissacarídeo formado por glicose e galactose, é encontrada no leite de vaca, leite humano entre outros. Requer, para sua absorção no corpo humano, uma hidrólise prévia no intestino delgado pela Lactase (uma enzima situada nas microvilosidades).
O que caracteriza a INTOLERÂNCIA À LACTOSE (IL)?
A intolerância à lactose é uma síndrome clínica caracterizada pela incapacidade primária ou secundária de hidrolisar a lactose, devido a deficiência da enzima lactase.
Quando existe essa deficiência a lactose é fermentada a ácido láctico, metano (CH4) e gás hidrogênio (H2). O gás produzido cria um desconforto por distensão intestinal e pelo incômodo problema de flatulência.
Quais são os sintomas da IL?
A IL é composta por um ou mais sintomas como: dor abdominal, diarreia, náusea, flatulência e/ou distensão abdominal após a ingestão de lactose ou de produtos alimentícios contendo lactose.
A quantidade de lactose ingerida para que se desencadeiem os sintomas varia para cada indivíduo, dependendo da dose de lactose ingerida, do grau de deficiência de lactase e do tipo de alimento com o qual a lactose foi ingerida.
Existe cura para a IL?
Não existe cura para a intolerância à lactose, mas podem-se atenuar os sintomas quando leite e seus derivados não são mais ingeridos, ou são ingeridos controladamente e de forma limitada.
O que fazer sobre a ingestão de cálcio?
A retirada de leite e seus derivados é preocupante, por se tratar da maior
fonte de cálcio, pois as propriedades deste mineral estão presentes principalmente
no crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência, por isso é que se
deve avaliar o consumo de cálcio pela dieta, que, em casos de deficiência ou baixa
ingestão de cálcio, é recomendado que ocorra à suplementação.
É indicado o consumo de vegetais de cor verde escura como o brócolis, a
couve, o agrião, a mostarda, o repolho, o nabo, peixes que tenham ossos moles
como o salmão e sardinhas, mariscos e camarão, que são fontes ricas de cálcio.
No que pode implicar a retirada do leite da dieta?
A retirada de leite e seus derivados é preocupante, por se tratar da maior fonte de cálcio, pois as propriedades deste mineral estão presentes principalmente no crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência, por isso é que se deve avaliar o consumo de cálcio pela dieta, que, em casos de deficiência ou baixa ingestão de cálcio, é recomendado que ocorra à suplementação.
É indicado o consumo de vegetais de cor verde escura como o brócolis, a couve, o agrião, a mostarda, o repolho, o nabo, peixes que tenham ossos moles como o salmão e sardinhas, mariscos e camarão, que são fontes ricas de cálcio.
Obs.: Ao desconfiar de IL é essencial consultar um médico e sempre ter um companhamento nutricional.
_____________________________________________________________
Fontes:
TÉO, C. R. P. A. Intolerância à lactose: uma breve revisão para o cuidado nutricional. Arquivos de Ciências da Saúde da Unipar, Toledo, v. 3, n. 6, p. 135-140, 2002.
ROCHA, Ligia da Costa e Silva Copelo da. Intolerância à lactose: conduta nutricional no cuidado de crianças na primeira infância. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário